Agora :

Skate

O surgimento do skate data do início dos anos 60, mais precisamente na Califórnia, Estados Unidos. No auge do rock'n roll os surfistas da época inventaram uma brincadeira para os dias que o mar estava sem ondas. Juntando as rodinhas dos patins, com um shape, estava sendo criado o skate. 
Apesar da precariedade do equipamento, o esporte fez a cabeça dos jovens, que logo se tornariam os primeiros skatistas. No ano de 1965 foram fabricados os primeiros skates, juntamente com a organização dos primeiros campeonatos. 
Até meados dos anos 70 o crescimento foi muito grande e só começou a ter uma diminuição após o fechamento da revista Skateboarder, a principal publicação do gênero. 
O renascimento do esporte veio ainda nos anos 80, quando inovações foram trazidas ao skate e surgiram as pistas de half pipe. Nessa época surgiu uma nova safra de skatistas, com manobras muito mais radicais do que qualquer um poderia imaginar. Os principais representantes dessa fase foram: Steve Caballero, Tony Alva e Tom Sims. 
Nos anos 90 veio a consolidação do esporte e o surgimento do maior skatista de todos os tempos, o norte-anericano Tony Halk. Com seus aéreos e flips, ele revolucionou o esporte e trouxe definitivamente novos ares ao skate moderno. Suas manobras influenciam até hoje os principais skatistas e seu nome já é tema até de vídeo game. 
Segundo o presidente da Confederação Brasileira de Skate, Alexandre Viana, o Brasil só fica atrás dos americanos. Somos a segunda maior potência do esporte no mundo. Mesmo com todas as dificuldades, principalmente financeiras, temos competidores vencendo os principais campeonatos do mundo. 
Atualmente os skatistas norte-americanos e brasileiros são os melhores do mundo e os que geralmente ganham a maioria dos campeonatos. Infelizmente os principais atletas brasileiros ainda têm que competir no exterior para poder ganhar mais dinheiro. 
O Skate é, sem dúvida, um dos esportes radicais mais conhecidos atualmente. Sua popularidade vem dos grandes ídolos do esporte e da grande cobertura da imprensa. Nos últimos anos o crescimento do skate trouxe um grande número de patrocinadores e os campeonatos são cada vez mais disputados. 
O skate deixou de ser apenas um esporte e, hoje, é um estilo de vida. Os principais skatistas além de viverem do esporte, ditam moda. O esporte movimenta milhões de dólares todos os anos e sua indústria é uma das mais prósperas indústrias do esporte no mundo. 
O tombo no skate é uma realidade. Portanto sempre use os equipamentos de segurança, pois apesar de serem desconfortáveis, são eles que previnem seu corpo de contusões e machucados.O esporte foi criado como uma alternativa ao surf nos anos 60, na Califórnia, nos Estados unidos. Até hoje, lá é considerada a capital do esporte e onde são realizados os principais eventos. 
Um bom equipamento ajuda e muito na hora da prática. Mas cada skate tem uma característica diferente. .Os vídeos de skate são uma boa forma de aprender novas manobras. É se espelhando nos profissionais que você poderá imitá-los e quem sabe superá-los daqui há um tempo. Só basta acreditar.e serem desconfortáveis, são eles que previnem seu corpode contusões e machucados. 
A maior facilidade do skate é que ele pode ser praticado em qualquer local. Desde que se tenha asfalto não há nenhum impedimento para andar. Existem muitos locais especializados, conhecidos como skate parks, que oferecem pistas especiais e desenvolvidas especificamente para o esporte. 
As competições de skate são divididas em duas categorias. A street, na qual o competidor atravessa um circuito com obstáculos e o half pipe, que consiste em uma rampa com um formato de U. 
Nas duas modalidades o que determina o vencedor são os juízes que dão as notas de acordo com a dificuldade e a maneira como foram executadas as manobras. Geralmente as competições são realizadas em dois dias. 
No primeiro dia os melhores se classificam para a final. Já na final, os melhores skatistas tem duas oportunidades de mostrar a suavolta. Aquele que somar a maior nota em uma volta é sagrado o campeão.